domingo, 28 de junho de 2015

MANIFESTO ‘MOVIMENTO ABI AUTÊNTICA’ EM DEFESA DA PETROBRÁS

Via MAA -



Rio de Janeiro, 22 de Junho de 2015. 

À FNP, AEPET, FUP e Sindipetro-RJ, manifestamos nosso repúdio ao posicionamento da diretoria da Associação Brasileira de Imprensa-ABI pela recusa da cessão do Auditório Oscar Guanabarino (9º andar) para a realização de Ato Democrático em Defesa da Petrobras.

É mister que tal atitude não se coaduna com os princípios históricos da Casa do Jornalista, de Barbosa Lima Sobrinho, Gustavo de Lacerda, Fernando Segismundo, Maurício Azêdo, Herbert Moses e Prudente de Moraes, neto. A campanha “O Petróleo é Nosso!” foi um marco em defesa da independência econômica e da soberania nacional.

O passado de Lutas a favor da criação da Petrobras teve sua origem na ABI. Faz-se necessário um retorno à afirmação histórica da entidade máxima dos jornalistas brasileiros.

Estamos lutando para que a ABI que preconizamos regresse à época em que foi um referencial entre os homens e mulheres dedicados ao jornalismo ético, com responsabilidade social, e volte a entusiasmar a juventude e os estudantes de Comunicação.

Propomos que as entidades citadas aluguem o histórico Auditório Oscar Guanabarino, assim o ‘Movimento ABI Autêntica’ poderá denunciar o desrespeito dirigente desta entidade que jamais poderia praticar este ato desumano, discricionário, antinacionalista em afronta ao Estado Democrático defendido pelos integrantes do presente manifesto.

Face ao momento que enfrentamos no cenário nacional de difícil situação política, econômica e social precisamos - na qualidade de instituição devotada à defesa dos direitos humanos, da soberania nacional, das conquistas dos trabalhadores, e do respeito às disposições constitucionais que garantem as liberdades públicas - cada vez mais da “ABI NAS LUTAS!”.

Futuramente vamos reconduzir a Casa do Jornalista a sua posição natural. Uni-vos! 

Comissão Especial do Movimento ABI Autêntica-MAA 
(Daniel Mazola, Eduacir Bonifácio, Eduardo Banks, Geraldo Pereira, Gilberto Magalhães, Helio Fernandes, Mário Augusto Jakobskind, Marta Arruda, Miranda Sá, Osvaldo Maneschy, Ralph Lichote, Roberto Monteiro Pinho, Rumba Gabriel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário